Da Ideação a Validação
Então você teve uma ideia para atender uma dor de mercado. Você desenvolveu um novo modelo de negócio promissor, inovador e escalável. Ao desenvolver uma solução, você identificou que as configurações de sua empresa a caracterizam como uma Startup e resolveu validar essa hipótese. Parabéns, você conquistou um importante passo rumo ao sucesso ao sair da ideia para a execução!!!
Durante o processo de validação da Startup, é racional pensar em trabalhar primeiramente no mercado nacional, ainda mais no Brasil onde existe uma população com mais de 212 milhões de habitantes.
Ainda assim, sempre surgem três perguntas comuns nas primeiras analises estratégicas da Startup:
- Existe possibilidade de tornar minha Startup Global?
- Qual o timing certo para investir nisso?
- Quais passos preciso tomar para tornar minha Startup Global?
As respostas são simples porém a maioria das pessoas não se dão conta.
“Toda Startup tem a oportunidade e o dever de se tornar global!!!“
Porém isso não ocorre com frequência. Isso se deve, principalmente pelos empresários confundirem Globalização com Internacionalização.
Globalização X Internacionalização
Esses são termos distintos. A internacionalização acontece quando a empresa comercializa os seus produtos/serviços para um mercado exterior. Já Globalização consiste num processo de aproximação econômica, social, cultural e politica entre os países do mundo. Os principais fatores que caracterizam a globalização são a economia, a cultura e a informação.
“Portanto, globalizar sua empresa é mais importante que internacionaliza-la.”
“Portanto, globalizar sua empresa é mais importante que internacionaliza-la.”
Se tornar Global não significa vender sua solução no exterior. Significa estar aberta ao mundo, criar oportunidades de aprendizado e se conectar com outros países, despertar o interesse de investidores internacionais, abrir portas para uma futura penetração de mercado externo.
Timing & Ações
Sobre o timing, o erro mais comum é pensar que essa estratégia deve acontecer em um estágio mais promissor da Startup, de Tração ou Scale-Up. Construir sua solução e seu site multi-idiomas e ter uma equipe que já se prepare para se comunicar com o exterior, já torna sua Startup Globalizada.
Já relativo aos primeiros passos, o principal é buscar o aprendizado e ações relacionadas ao idioma inglês. Ele é a língua oficial de aproximação com diferentes países no mundo e a principal usada na internet, o que aumenta muito a possibilidade de despertar o interesse e aproximação de pessoas e empresas de outros países. A partir dessa maturidade o caminho é buscar conexões relevantes que te ajudem a crescer o seu negócio tanto nacional quanto internacionalmente.
Leia também: 5 RAZÕES PORQUE MINHA STARTUP DEVE SER PREOCUPAR COM O IDIOMA INGLÊS HOJE !!!
Globalizar-se
Usar a tecnologia a favor do processo de tornar sua startup global é um caminho óbvio, que segue lado a lado do uso da língua inglesa. É uma forma simples, de investimento baixo, para apresentar seus produtos ou serviços em sites, redes sociais e demais meios digitais. Da mesma forma, é essencial que o time de colaboradores esteja apto a interagir com o mundo usando o idioma inglês.
Internacionalizar-se
Apesar de muitos acreditarem que internacionalizar o negócio seria somente para grandes empresas, a conquista de novos mercados e aumento da oportunidade de investimento são vantagens que podem causar um impacto quase que imediato na sua startup, independente do tamanho e tempo de atuação no mercado.
Então como se preparar para a internacionalização? Conhecer a concorrência estrangeira e avaliar onde seu produto ou serviço seria útil é um dos primeiros passos a ser tomados. Uma vez que os países onde sua empresa irá atuar estejam definidos, produtos e apresentações multi-idiomas serão necessários, e o uso do idioma inglês é obrigatório.
Mas não basta contratar só serviços de tradução, é crucial contar com um time que tenha fluência no inglês e esteja familiarizado com inglês para negócios: termos, expressões, vocabulário específico irão contribuir para aumentar a rede de contatos, fazer negociações e alavancar o crescimento de sua empresa.
Curso Startup English | First Steps
O curso STARTUP ENGLISH | First Steps é ideal para quem deseja se comunicar no mercado internacional, seja para se globalizar ou internacionalizar, independente da maturidade de sua empresa, esse curso foi criado pensando em abrir portas da sua empresa para o mundo.
O curso foca não somente no inglês, mas também em tópicos relacionados a negócios, startups e o mercado internacional. O curso cobre assuntos desde os desafios de lançar uma startup, pesquisa de mercado, captação de recursos, até a elaboração do Pitch para Investidores.
Quer saber mais sobre o curso? Entre no nosso grupo de WhatsApp e comece a investir na globalização do seu negócio.